Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Aprendendo a tocar Piano/Teclado PARTE 1

Bom pessoal, como é bom falar de música, e nada melhor que aprender e conhecer um pouco sobre algum instrumento musical, por isso, dando uma pausa sobre iniciação da partitura, tive a idéia em postar os primeiros passos em tocar piano/teclado. Dou aulas para iniciantes desse instrumento, e resolvi escrever um pouco dessas aulas que dou. Não sei se dá para dar aulas de piano na net, mas uma ajuda, uma dica pra quem está começando é sempre bom.




PRIMEIRAS NOÇÕES:

O piano/teclado é um instrumento que possue teclas brancas e teclas pretas. As teclas brancas é composta das notas naturais: dó-ré-mí-fá-sol-lá-sí; já as teclas pretas é composta de notas alteradas que são as notas com sustenidos e bemóis.



Para identificarmos onde está a nota dó e consequentemente as demais, é bem simples, é só perceber que no piano/teclado, vem uma sequência de 2 teclas pretas e 3 teclas pretas, 2 teclas pretas e 3 teclas pretas e por aí vai.... então, antes de 2 teclas pretas vem um tecla branca, que justamente é a nota dó. Vejamos o exemplo:


NOTA DÓ (C em cifra) ANTES DAS DUAS TECLAS PRETAS


Agora que sabemos onde fica a nota dó, as demais é uma sequência. Depois do dó vem o ré e assim sucessivamente. Vejamos:





MÃOS ESQUERDA E DIREITA NO PIANO:

PRIMEIRO PASSO:

É usado os cinco dedos da mão direita, os cinco da mão esquerda.


SEGUNDO PASSO:

Identificar o dó3, também chamado de dó central, ou seja, é o dó que fica na região central do piano/teclado. A partir dele é que se coloca a mão direita.

OBSERVAÇÃO: Não é uma regra dizer que no dó central fica a mão direita. A depender da performance da execução musical, pode-se colocar a mão esquerda. Existe introduções de canções que inicia-se na região mais aguda no piano, dando uma suavidade na melodia. Porém o padrão estabelecido e central é divido assim, do dó central em diante mão direita, do dó central para atrás mão esquerda.



VEJAMOS A POSIÇÃO DAS MÃOS:

                         DÓ CENTRAL



TERCEIRO PASSO (POSTURA DAS MÃOS):

As mãos não podem está muito deitadas, pois vai dificultar na digitação. Deve estar como se estivesse segurando uma bola de ping-pong, vejamos o exemplo:


Deve utilizar a pontas dos dedos para tocar. Tanto as mãos, o punho indo até o antebraço, devem estar relaxados sem qualquer tensão.




EXERCÍCIOS PRÁTICOS:

Eu gosto muito de passar logo no primeiro dia de aula, exercícios práticos para que  os alunos comecem a se familiarizar com o instrumento. Um deles é um exercício bem simples, que é tocar uma sequência de dó a sol indo e voltando, tanto na mão direita, como na mão esquerda, e depois com as duas mãos, só para vê a postura das mãos e a execução. Deve-se começar bem lentamente o exercício e depois ir acelerando. Parece simples mas requer atenção como qualquer outro, pois deve ser precisa a execução das notas quando tocá-las.



COMO FAZER?

  1. Primeiro toca-se na mão direita a sequência de dó-ré-mí-fá-sol (indo), sendo o dó com o dedo 1 (polegar), ré dedo 2, mí dedo 3, fá dedo 4 e sol dedo 5; depois sol-fa-mí-ré-dó (voltando), seguindo a mesma numeração dos dedos. Repita novamente o exercício quantas vezes quiser. Lembrando que esse dó que irá tocar na mão direita é o dó central.
  2. Depois da mesma forma com a mão esquerda só muda a numeração dos dedos: o dó com o dedo 5, o ré dedo 4, o mí dedo 3, o fá dedo 2 e o sol o dedo 1 (polegar). Repita novamente o exercício quantas vezes quiser.
  3. Treinado as mãos separadas agora é só tocar com as duas mãos, seguindo a numeração acima, mão direita seguindo a sua numeração e mão esquerda seguindo a sua numeração, indo e voltando na sequência de dó a sol.

Agora é estudar e praticar! Depois que exercitar bem, pode ir acelerando, adquirindo assim agilidade na execução do exercício, mas só depois que estiver seguro o suficiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário